Curso NR- 33 Espaço Confinado

 

  • Espaço Confinado para Trabalhadores e Vigias (NR-33)

Pré-requisito: Trabalhador capacitado para entrar no espaço confinado, ciente dos seus direitos e deveres e com conhecimento dos riscos e das medidas de controle existentes.

Vigias: Trabalhador designado para permanecer fora do espaço confinado e que é responsável pelo acompanhamento, comunicação e ordem de abandono para os trabalhadores.

Conteúdo Programático:
Definições: Reconhecimento, avaliação e controle de riscos; Funcionamento dos equipamentos utilizados; Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho; Noções de resgate e primeiros socorros; Identificação dos espaços confinados; Critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos;
Conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados; Legislação de segurança e saúde no trabalho; Programa de proteção respiratória; Área classificada; Operações de salvamento.

Objetivos:
Fornecer aos colaboradores informações sobre os aspectos (Causas) e impactos (Consequências) nas suas atividades e tarefas diárias, mapeando os riscos decorrentes, divulgação das normas internas da empresa, aumentando a segurança e desenvolvendo um bom relacionamento no ambiente em que se trabalha. Este levantamento oferece insumos para a elaboração dos procedimentos de execução.

Público alvo:
Supervisores em espaço confinado;
Técnicos de segurança do trabalho;
Profissionais da área de segurança;
Brigadistas de emergência;
Bombeiros profissionais civis;
Pessoas que tenham interesse em estar preparadas frente a uma emergência.

Regulamentação:
NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinado, do Ministério do Trabalho;
NBR 14.787/2001 – Espaço Confinado Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção, da ABNT.

Duração:
O curso será ministrado em 16 (horas) Vigia e Entrante e 40 (horas) Supervisor.