Segurança do Trabalho

Atendemos a todas às Normas Regulamentadoras, em Engenharia e Segurança do Trabalho. NR-05 CIPA, NR-09 PPRA, LTCAT, Laudo Elétrico, Vasos Sob Pressão, Ergonomia.

NR- 01 Ordem de Serviço:

Ordem de Serviço é um documento para orientar e informar os trabalhadores da empresa, quais são os riscos que irá encontrar no ambiente de trabalho e na execução de suas atividades, para que o mesmo possa ter alguns cuidados e realizar procedimentos para sua proteção.

NR- 05 CIPA; (Comissão Interna de Prevenção de Acidente).

Das Atribuições da CIPA, Obrigações do Empregador e Empregados, Funcionamento da CIPA, Treinamento e Processo de Eleição.

SIPAT: (Semana Interna de Prevenção Acidente do Trabalho).

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Esse é o nome dado a uma semana de atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho de trabalho e doenças ocupacionais. Legislação referente a SIPAT. Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra “O”,  “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)” . Então como vimos acima, a CIPA é responsável pela elaboração da SIPAT em parceria com o SESMT. Em empresas que não tem SESMT a própria direção da empresa definirá o responsável

Mapa de Risco:

É uma representação referente aos riscos presentes no ambiente de trabalho. É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles. O tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local sendo, riscos: pequeno, médio e grande.

NR- 09 PPRA: (Programa de Prevenção a Riscos Ambientais).

É um documento de ação contínua, um programa de gerenciamento. O documento -base, previsto na estrutura do PPRA, permanecerá na empresa a disposição da fiscalização, junto com um roteiro das ações a serem empreendidas para atingir as metas do Programa. Objetivo do PPRA, Riscos ambientais, Identificando os agentes, Obrigatoriedade do PPRA, Profissional que executa o PPRA: O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT da empresa ou instituição.

NR- 12 PPRPS: (Programa de Prevenção a Riscos e Prensas e Similares). / PPRMIP: (Programa de Prevenção a Riscos em Máquinas e Injetoras Plásticos).

Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.

NR – 17 AET  (Análise Ergonômica do Trabalho).

Segundo a legislação brasileira na Norma Regulamentadora 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

NR- 18 PCMAT: (Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho).

A Norma Regulamentadora – NR-18, estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.

APR: (Análise Preliminar de Risco).

Trata-se de uma técnica de avaliação previa dos presentes riscos envolvidos na realização de um determinado trabalho. Consiste no detalhamento minucioso de cada etapa do trabalho, assim como dos riscos envolvidos.

CAT: (Comunicado de Acidente do Trabalho).

A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o teto máximo do salário-maternidade, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada na forma do artigo 109 do Decreto nº 2.173/97. Deverão ser comunicadas ao INSS, mediante formulário “Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT”.

LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho;

NR- 10 Laudo Elétrico – Obrigatório nos estabelecimento.

NR- 10 Laudo Pará-raios – Conforme a NR- 10, também deve ser elaborado e inspecionado  anualmente, com parecer técnico do responsável com ART.

NR- 13 Laudo do Vaso Sob Pressão – Conforme a NR- 13, todo estabelecimento que contém vasos  e ou cilindros, precisam passar pela inspeção anual e hidrostática a cada 5 anos.

Laudo de Ruído – Avaliação de ruído, Interno e externo, pontual e ambiental, conforme os parâmetros da norma, com ART do responsável técnico.

Laudo Químico – Poeiras – Fumos Metálicos – Produtos Químicos Diversos. Avaliação sobre coleta de amostra e avaliado por laboratórios, parecer dos limite de tolerância.

NR- 15 Laudo de Insalubridade – Conforme a NR- 15.

NR- 16 Laudo Periculosidade – Conforme a NR- 16.

NR- 17 Analise Ergonômico do Trabalho (AET) – Conforme a NR- 17, Estudos e sugestões de melhorias nos ambientes de trabalho.

Laudo de Iluminativo – Avaliação do lux, nos postos e ambientes de trabalho, conforme NBR. Laudo com ART do responsável.

NR- 23 IT do Bombeiro AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro, todo estabelecimento que acomoda-se população deve ser solicitado a vistoria com validade entre 2 e 4 anos.