Meio Ambiente

  • E.T.A: (Estação de Tratamento da Água). 
  • E.T.E: (Estação de Tratamento de Efluentes).     

Objetivo:

Preparar profissionais para monitorar e controlar sistemas de tratamento de águas e efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, através de técnicas e padrões específico. 

Possibilidade de Atuação:

Estação de tratamento de água de órgãos públicos e particulares, ETA e ETE de indústrias químicas e alimentícias, Laboratórios de águas e esgotos, Órgãos oficiais de fiscalização ambiental.

Conteúdo Programático:

Química Aplicada para ETA e ETE       

    Toxicidade de produtos químicos, Limpeza de aparelhos volumétricos, Materiais usados em laboratórios, Técnicas de medição de líquidos, Técnicas de pesagem, Técnicas de filtração, Indicadores, Preparação de alguns Indicadores, Leitura, Interpretação e Realização de Procedimentos de Análises, Determinação: Dureza Total da Água; Alcalinidade Total; Cloretos; Concentração de Soda Cáustica; Concentração de Água oxigenada; Resíduo dos Sólidos.

Carga horária: de 08 à 40 horas.

 

CADRI´s: (Certificação de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental).

Licença Prévia (LP) Licença que deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Esta licença apenas aprova a viabilidade ambiental e estabelece as exigências técnicas (as “condicionantes”) para o desenvolvimento do projeto, mas não autoriza sua instalação.

Licença Instalação (LI) Esta aprova os projetos. É a licença que autoriza o início da obra de implantação do projeto. É concedida depois de atendidas as condições da Licença Prévia.

Licença de Operação (LO) Licença que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra, das atividades produtivas. É concedida depois que é concedida após vistoria para verificar se todas as exigências foram atendidas.

  • Pré Auditoria ISO 14001:

   Instrumento metodológico que permite a análise e avaliação das práticas e procedimentos de uma organização, evidenciando sua posição atual em relação ao Meio Ambiente.

  • Treinamento Educação Ambiental:

Duração minima de 2 horas.

  • Treinamento ETR: (Estação de Tratamento de Resíduos).

Duração minima de 2 horas.